Fazenda Nova Cokula

A fazenda Nova Gokula está localizada em Pindamonhangaba/SP no Bairro Ribeirão Grande, aos pés da Serra da Mantiqueira, a fazenda abriga o maior templo Hare Krishna da América Latina e com visitação aberta ao público em geral.

A comunidade foi criada em 1978 por um grupo de devotos de Krishna, reunidos em torno de um ideal espiritual. Atualmente a comunidade abriga sacerdotes, monges, estudantes e famílias inteiras em diferentes casas ou em alojamentos divididos em três vilas.

A fazenda hoje faz parte do cenário turístico da região tanto pela beleza de seu templo e de sua cultura quanto pela natureza que lhe cerca. Integra a Área de Proteção Ambiental da serra da Mantiqueira, o local também é uma área de soltura e devolução de animais silvestres.

O local oferece opções de passeios monitorados pelos próprios devotos tanto no templo e outras instalações, como nas trilhas. Também possui local para camping, pousada e chalés, além de iguarias vegetarianas da culinária védica, nas lanchonetes e no restaurante da fazenda.

Além de todo o aspecto cultural, durante o verão a fazenda é muito procurada por causa de seus rios de águas geladas e cristalinas. É permitido aproveitar suas águas, mas lembre-se que você esta em uma comunidade religiosa, não são permitidos biquines e sungas, bem como bebidas alcoólicas, carnes, drogas, etc.

O Templo por dentro também é muito bonito, vale a pena conhecer, é aberto a todos, como já dito é uma comunidade religiosa e tem suas crenças, sempre tire seus sapatos antes de entrar no templo. Aproveite para entender mais sobre outras culturas, nos fins de semanas existem celebrações abertas.

Para quem curte andar de bike, sair do centro de Pindamonhangaba e ir até o templo é um pedal de aproximadamente 60km ida e volta, sendo 90% do trajeto feito em estrada asfaltada e o resto em estrada de terra em boas condições, além disso boa parte do trajeto é feito de frente para a Serra da Mantiqueira que tem uma vista maravilhosa.

Não importa sua religião vale a pena conhecer, não tenho duvidas que não ira se arrepender, ninguém lá ira te forçar a fazer nada da religião deles, mas se quiser se aprofundar também estarão sempre dispostos a te ensinar um pouco mais.

Como Chegar

Endereço: Rua Bhakti Marga, 28 – Estrada do Ribeirão Grande – Bairro do Ribeirão Grande – Caixa Postal 1009 – Pindamonhangaba – SP

Telefones: (12) 3645-8238 ou (12) 3643-4552

De ônibus: Empresa Viva Pinda / Linha: Ribeirão Grande (Parte do centro da cidade, próximo da antiga Estação do Trem).

De carro: São Paulo – Pindamonhangaba: 160km / Rio de Janeiro – Pindamonhangaba: 290km. A Rodovia é a Presidente Dutra.

É cobrada uma taxa  de estacionamento dentro da fazenda, não deixe seu carro na estrada, contribua com a manutenção do local.

Fonte: http://www.fenope.com.br/fazenda-nova-gokula/